quinta-feira, 1 de novembro de 2012

eterna saudade

1 de Novembro - feriado nacional
ou melhor... um dia normal como todos os outros a partir de hoje.

nas cerimonias de hoje no cemitério foi interessante ouvir as varias opiniões sobre o fim deste feriado simbolico.
- "é um dos dias que movimenta pessoas e dinheiro. quantas pessoas nao tem que se deslocar de um lado para outro para prestar homenagem a todos os seus entes queridos, e em flores.... quanto nao se gasta neste dia."

- "isto é uma treta... passam meses e meses sem ca por os pes e hoje é so lagrimas e paletes de dinheiro gasto em flores e velas so para ser bonito"

- "o pa, ja viste isto... devido a compromissos é so neste dia que nos vemos. para o ano provavelmente nem nos vemos "

- "é impressao minha ou este ano parece ter mais gente ?? é por ser o ultimo."

entre outras estas foram as que mais me ficaram nos ouvidos á medida que percorria os corredores do cemiterio conduzindo o carro de passeio com a Leonor a dormir profundamente.
quando cheguei a casa vinha a pensar que tambem eu tenho uma opiniao sobre este dia, sobre o seu gesto simbolico, sobre ser um dos dias escolhido pela igreja para acabar.
e claro, todos tem direito a ter uma opiniao, todos tem direito a discutir essas mesmas opinioes. e por isso nao vou dizer nada a nao ser que os familiares, amigos e conhecidos que ja partiram merecem o nosso respeito e que neste dia ou noutro dia qualquer lhe façamos uma visita e lhe digamos num simples gesto de depositar uma flor ou uma vela ou de dizer um simples "ola" (faço sempre assim... ola, estou aqui.....) que as saudades sao imensas mas ao mesmo tempo agradecidos por tudo aquilo de bom que nos deram durante o tempo que passamos juntos...

ja agora... tem opiniao ???

um abraço do tamnho do mundo



2 comentários:

  1. Eu tinha ideia que este dia não vai deixar de ser celebrado, apenas passado para o domingo seguinte. Se estiver enganado, corrijam-me.
    Mas se bem que não é com mais uns dias de produção por ano que a produção de riqueza vai aumentar, por outro lado Portugal é o segundo país da UE com mais feriados.
    Um dia para nos lembrarmos de quem já foi? Sim, verdade, mas agora que vai ser a um domingo, vamos ver quantas pessoas se continuam a lembrar...

    ResponderEliminar
  2. para desgosto da minha mãe, eu não celebro este dia. tenho as eucaristias todas do ano, tenho os dias todos, cada um com 24 horas, horas todas boas para me lembrar e rezar por aqueles que já partiram e que amo. A Igreja, inspirada pelos textos sagrados, celebra este dia, em especial...comprendo.Mas vou ter com quem ao cemitério? com um cadáver? O legado que me deixaram, a meu ver, está no meu coração e do que herdei dos meus entes queridos, da sua influência em mim.

    ResponderEliminar