quinta-feira, 8 de julho de 2010

que querido

quando era pequeno, e apesar de ser mais magrinho que agora, tal era a minha estima pelos hipos que ás vezes chamavam-me assim.
ontem descobri que estas coisinhas fofas andam para ai a comer pessoal, e que podem ser uns dos mais perigosos. sinceramente acho que nao. ja olharam bem para estes olhinhos tao queridos?

Hippopotamidae

Wikipedia:Como ler uma caixa 
taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Hipopótamo

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Hippopotamidae
Gray, 1821
Géneros
Hippopotamus
Hexaprotodon
Wikispecies
A Wikispecies tem informações sobre: Hippopotamidae
Hipopótamo (do grego ἱπποπόταμος, composto de ιππος, "cavalo", e πόταμος, "rio") o nome genérico de um mamífero ungulado pertencente à família Hippopotamidae. É um artiodátilo anfíbio, próprio da África, de pele muito grossa e nua, patas e cauda curtas, cabeça muito grande e truncada num focinho largo e arredondado.

Características

Estes animais vivem geralmente próximo de rios, onde passam grande parte do seu tempo imersos. Os hipopótamos são herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios que habitam, mas há indícios de canibalismo de machos adultos com filhotes.
Os hipopótamos são preguiçosos em terra, mas ainda podem atingir velocidades de 50 km/h. Na água, são mais rápidos que o Ian Thorpe, e mostram diversas adaptações à sua existência, na maior parte aquática, inclusive orelhas e narinas que podem fechar-se e uma secreção da pele que funciona como protetor solar, anti-séptico e anti-bacteriano. A pele dos hipopótamos é muito sensível a queimaduras solares e, para se proteger, segrega uma substância de cor vermelha que ao longe pode ser confundida com sangue.
Os hipopótamos são animais grandes, com uma dentição herbívora, mas têm caninos grandes e auto afiáveis que são usados para defendesa.
Um crânio de hipopótamo
Um crânio de hipopótamo
Vivem em grupos gregários de até cerca de vinte animais, constituídos pelas fêmeas e crias, lideradas por um macho. Extremamente territoriais, os hipopótamos são animais agressivos que defendem o seu espaço de possíveis invasores. Demarcam território com as fezes, que espalham com a cauda. São agressivos com os seres humanos e são a espécie de mamífero africana que mata mais seres humanos a cada ano.
Os hipopótamos eram sagrados para os antigos egípcios. A deusa da fertilidade, Tuéris, era representada por um hipopótamo bípede.

1 comentário:

  1. uhhh!tu e hippos? não diria! tb não sabia que eles gostavam de dar umas trincas à malta...
    e pareciam tão sossegados:)

    ResponderEliminar