segunda-feira, 26 de julho de 2010

... familia ...

enquanto a cegonha nao descobre o nº13 da nac.109 em cabecinhas, eu gosto de olhar com especial atençao para a minha familia MJ.
encontramo-nos uma vez por semana mas quando assim nao é, um vazio ocupa um espaço do meu pequeno coraçao. é verdade, apesar de tudo, das dificuldades do caminho, das diferenças de personalidade, e das multiplicidades de vontades, existe uma relaçao forte e que nos liga.
luisao - nota-se pela postura... é cadete na academia militar
tomilho (rui) - uma mistura de tope com ze milho
sara - a menina que quando pensa... ri bue
ana - a mais piquena do grupo
buzz - o engatatao do grupo
....
elisa - a maezinha deles todos
ticha - a menina que, com os seus dotes, nao deixa ninguem indiferente
carolina - uma cara larocas que nos diverte imenso com os seus pensamentos e devaneios
joao - o mais piqueno do grupo... mas o futuro engatatao
ro - este nao engana, é meu afilhado...., é artista
piqueno - so de tamanho, deem-lhe uma bateria e verao como é grande
xavi - caladinho, e á custa disso o buzz deve passar vergonha
catarina - a fotogenica. nao admira é minha sobrinha!!! temos um feitio tao igual que ate da faisca....

um abraço para o xipre, para a solange, para o espedito e para a liliana, que por motivos alheios a este blog se ausentaram no dia desta foto

quarta-feira, 21 de julho de 2010

de luto.... novamente

ao olhar para dentro deste pequeno arciprestado, cada vez mais sinto um vazio, um desanimo enorme, um silencio ensurdecedor.
depois de alguns dias de alguma angustia, onde todos, cada um á sua maneira, fomos parcos em oraçao, eis que surge a noticia que o sr. padre cartaxo nos deixa, nao conseguindo ultrapassar as mazelas do grave acidente que sofreu.
vagos, em especial ponte de vagos, esta novamente de luto....
quando a esperança parece surgir do fundo do tunel eis que nova enxurrada nos faz acordar para a realidade.
os pastores da igreja ja nao abundam e as ovelhas cada vez mais partem sem rumo num caminho que por vezes as leva a esquecer a essencia da sua vida. nao é culpa dos poucos que ainda ca estao. para esses um abraço pois fazem aquilo que conseguem e que acham melhor para a comunidade.
hoje nao estou com vontade de vos dar um ...do tamanho do mundo.
nao me sinto com forças suficientes para sequer me despedir.
respeitemos quem nos deixou.
rezemos por ele.
peçamos força e coragem para uma nova fase... novamente....

ate sempre

segunda-feira, 12 de julho de 2010

no profundo do mar

o verão chegou, a época balnear também. praia, mar, sol, peles bronzeadas, muita loucura e bastante convivio.
gosto disso, mas não sempre.

procuro fugir á multidão. procuro o silencio das crianças. procuro o murmúrio do mar. gosto de sentir a força da natureza. aquilo que nos quer transmitir. para isso preciso de calma.

parar e escutar... os dois primeiros passos para a oraçao...
caminhar na areia molhada, sentir a frescura e a brisa que vem do mar. a agua salgada que nos deixa sem sabor.

paz, recolhimento, reconhecimento, choro...

praia, mar, sol, peles bronzeadas, muita loucura e bastante convivio....
gosto disso, mas não sempre

um abraço do tamanho do mundo

quinta-feira, 8 de julho de 2010

que querido

quando era pequeno, e apesar de ser mais magrinho que agora, tal era a minha estima pelos hipos que ás vezes chamavam-me assim.
ontem descobri que estas coisinhas fofas andam para ai a comer pessoal, e que podem ser uns dos mais perigosos. sinceramente acho que nao. ja olharam bem para estes olhinhos tao queridos?

Hippopotamidae

Wikipedia:Como ler uma caixa 
taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Hipopótamo

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Hippopotamidae
Gray, 1821
Géneros
Hippopotamus
Hexaprotodon
Wikispecies
A Wikispecies tem informações sobre: Hippopotamidae
Hipopótamo (do grego ἱπποπόταμος, composto de ιππος, "cavalo", e πόταμος, "rio") o nome genérico de um mamífero ungulado pertencente à família Hippopotamidae. É um artiodátilo anfíbio, próprio da África, de pele muito grossa e nua, patas e cauda curtas, cabeça muito grande e truncada num focinho largo e arredondado.

Características

Estes animais vivem geralmente próximo de rios, onde passam grande parte do seu tempo imersos. Os hipopótamos são herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios que habitam, mas há indícios de canibalismo de machos adultos com filhotes.
Os hipopótamos são preguiçosos em terra, mas ainda podem atingir velocidades de 50 km/h. Na água, são mais rápidos que o Ian Thorpe, e mostram diversas adaptações à sua existência, na maior parte aquática, inclusive orelhas e narinas que podem fechar-se e uma secreção da pele que funciona como protetor solar, anti-séptico e anti-bacteriano. A pele dos hipopótamos é muito sensível a queimaduras solares e, para se proteger, segrega uma substância de cor vermelha que ao longe pode ser confundida com sangue.
Os hipopótamos são animais grandes, com uma dentição herbívora, mas têm caninos grandes e auto afiáveis que são usados para defendesa.
Um crânio de hipopótamo
Um crânio de hipopótamo
Vivem em grupos gregários de até cerca de vinte animais, constituídos pelas fêmeas e crias, lideradas por um macho. Extremamente territoriais, os hipopótamos são animais agressivos que defendem o seu espaço de possíveis invasores. Demarcam território com as fezes, que espalham com a cauda. São agressivos com os seres humanos e são a espécie de mamífero africana que mata mais seres humanos a cada ano.
Os hipopótamos eram sagrados para os antigos egípcios. A deusa da fertilidade, Tuéris, era representada por um hipopótamo bípede.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

o tempo nao para

exausto...
é assim que hoje me sinto! há uma serie de dias que nao me sentava com alguma seriedade para poder escrever algo. desde o ultimo post que a vida, e a azafama, decidiram por a minha cabeça, um pouco mais o meu corpo, em total rodopio. pena que mesmo assim nao consiga por-me na linha... se é que me faço entender.
para alguns é tempo de ferias, de descansar de uma temporada, de recuperar forças para novos objectivos. para mim tem sido um pouco diferente. tambem é verdade que ja estive de ferias mas depois disso, e como diz o meu boss... "vens folgado"... foi um tal de nunca mais parar.
a infelicidade de um colega que me obrigou a um trabalho redobrado, mais uma loja para abrir, horas de chegar tarde, horas para levantar cedo... não estou a queixar-me... alias no fim do mês ate foi agradável!!!! mas  levou-me a afastar um pouco dos meus afazeres pessoais.
ha minha volta a vida continua, e muitas vezes sem eu me dar de conta com os acontecimentos que podem ser marcantes ou nao. a mulher, a familia, o mjp, o sdpjv, enfim outras coisas que gostaria de poder acompanhar com mais tempo, com mais vida, com mais entusiasmo.
nem sempre é possivel e espero que compreendam isso.
ate no futebol parece que esta tudo do avesso, e não falo da selecção pois acho que todos esperávamos aquilo que aconteceu, mas ver o meu capitão de dragão ao peito... isso não... foi muito mau.
mesmo assim não tenho medo do amanha. pois acredito que outro dia nascera dentro de mim.
para vos,
um abraço do tamanho do mundo